Nosso Delegado

Conheça a História do nosso delegado:

Ricardo Antonio Montoito Bergmann (31.10.1947) é natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, casado e pai de três filhos e quatro netos. Residente em Vitória desde fevereiro de 1975.

Formado em Técnico em Contabilidade, Turma de 1970, pelo Colégio Comercial João XXIII, em Pelotas RS

Curso de Especialização na Fundação Getúlio Vargas para Técnicos em Contabilidade em 1971 – Rio de Janeiro GB.

Formado em Administração de Empresas, turma de 1974, pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas.

 

Adm. Ricardo Antonio Montoito Bergmann
Delegado da ADESG ES
desde 2004

Cursos & Especializações:

Curso de Especialização na Fundação Getúlio Vargas para Técnicos em Contabilidade em 1970.

Curso Especial de Administração para Desenvolvimento de Executivos do Setor de Energia Elétrica no Instituto de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, em 1980.

É pós-graduado, lato sensu, em Qualidade e Produtividade pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo em 1999 e de Auditor Líder – ISO 9000/2000 pela MCG Qualidade, em convênio com a BATALAS Inglaterra.

Possui diversos cursos de especialização de nível Empresarial nas áreas de Administração, Recursos Humanos, Materiais, Informática e Qualidade Total.

Com 40 anos de trabalho, sendo os últimos 27 anos, 6 meses e 21 dias na Espírito Santo Centrais Elétricas S/A – ESCELSA, onde desempenhava as atividades de Gerente de Estoques, já tendo exercido à função Gerencial nas áreas de: Suprimentos, Recursos Humanos, Compras, Serviços Gerais e Transportes.

Principais Trabalhos:

A. Implantação de 4 sistemas de pessoal em processamento de dados;

B. Elaboração de Planos de Cargos e Salários;

C. Planejamento, Coordenação e Controle das atividades relativas a: Recrutamento, Seleção, Registro, Pagamento, Cargos e Salários, Treinamento, Segurança do Trabalho, Negociações Sindicais e Normas de Pessoal;

D. Elaboração e implantação do primeiro sistema de pessoal em banco de dados na ESCELSA.;

E. Implantação do sistema de compras dentro das normas da Lei 8666/93;

F. Organização das Gerências de Serviços Gerais e Estoques para Empresa privada.

Participou do XI Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG em Vitória no período de 08.07.1986 a 30.10.1986.

Participa da Diretoria da ADESG no ES desde 1989. Vice – Delegado da ADESG no Estado do Espírito Santo em 2003 e Delegado desde 24 de março de 2004.

Conferencista nos Cursos da ADESG desde 1994, nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cachoeiro de |Itapemirim e Linhares.

Participação no III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, pela Escola Superior de Guerra em 18.08.2020.

Títulos e Condecorações:

Ao servir no Exército Brasileiro, quando do Serviço Militar obrigatório (1966/1967) foi condecorado no dia 07 de abril de 1967 com o Diploma e Barreta de Praça mais Distinta do 9º Regimento de Infantaria – Regimento Tuiuti, Pelotas RS, entre 887 conscritos. Recebeu a medalha correspondente em 25 de agosto de 2010 no 38º Batalhão de Infantaria em Vila Velha ES.

Título de Cooperativista do ano, 1982.

Título de Amigo da AAEE – Associação Atlética do Empregados da ESCELSA, em 08.05.1998 – Serra ES.

Título de Amigo da Polícia Militar do ES em 06 de abril de 1999. Entregue no Quartel Geral da Polícia Militar do Espírito Santo.

Título de Cidadão Espírito-santense concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo em 21 de junho de 2006.

Medalha da Real Ordem do Mérito Cultural Dom João VI de Portugal, outorgada pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, em julho de 2009.

Entregue em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

Comenda Ordem de Tibúrcio, outorgada pela SABATI – Sociedade Amigos do Batalhão Tibúrcio, em 19 de abril de 2010.

Entregue no 38º Batalhão de Infantaria em Vila Velha ES.

Destaque Gerencial em 2010 com o troféu Guerreiro Adesguiano, em dezembro de 2010 no Rio de Janeiro RJ.

Medalha do Mérito outorgada pelo Conselho Superior da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Capixaba em 08 de dezembro de 2010.
Entregue no Museu Militar Conde de Linhares, Rio de Janeiro.

Medalha de Amigo da Marinha outorgada pelo Comandante do 1º Distrito Naval, – Vice-almirante Carlos Augusto de Souza, pelo reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do Brasil, em 06 de novembro de 2011.

Entregue na Capitania dos Portos do Espírito Santo.
Medalha do Mérito Adesguiano outorgada pelo Presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Brigadeiro Hélio Gonçalves, em reconhecimento aos serviços prestados ao sistema ESG e ADESG, em 08 de dezembro de 2011, no Rio de Janeiro RJ.

Medalha de Jubileu alusiva aos 80 anos do IV Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do Exército: Dragões Reais das Minas, outorgada em Santos Dumont, MG. Recebida em 17 de maio de 2012 na cidade de Santos Dumont MG.

Título de Destaque Adesguiano em 2013, concedida pela Delegacia da ADESG em Minas Gerais, em 28 de setembro de 2013.

Medalha Ordem do Mérito Batalhão Suez, categoria OURO, concedida pela Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez, em 16 de março de 2015.

Título de Colaborador Emérito da ADESG, concedida pelo V. Alm. Ricardo Antonio da Veiga Cabral – Presidente da ADESG Nacional, 29 de junho de 2015.

Prêmio Adauto Rocchetto, concedido pela ADESG/AN, em 07 de dezembro de 2016, pelo desempenho de atividades na Delegacia no ano de 2016.

Título de Amigo do Bombeiro, concedido em 20 de dezembro de 2016, Pelo Comandante do Corpo de Bombeiro Militar do ES, Vitória ES.

Medalha Pró – Pátria concedida pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul – Núcleo de Caxias do Sul, recebida no dia 19 de outubro de 2017, na Solenidade de abertura da XIV Convenção Nacional da ADESG, em Vitória ES.

Medalha Mérito Marechal Cordeiro de Farias, concedida pela ESG – Escola Superior de Guerra em 20 de agosto de 2019 no Rio de Janeiro RJ.

Atividades Profissionais após aposentadoria:

Professor substituto na Universidade Federal do Espírito Santo, lotado no Departamento de Engenharia da Produção, lecionando Administração da Produção e Qualidade Total nos anos de 2004 e 2005.

Gerente Administrativo da Via Administradora e Automação S.A., administradora do Cartão EasyCard de 2004 a 2006.
Patrão do Centro de Tradições Gaúchas Rincão Capixaba, em 2004 e 2005.

Obrigado pelo contato!

Seus dados  e sua mensagem foram recebidos com sucesso, confira o seu e-mail de confirmação que lhe enviamos, em breve um membro de nossa associação retornará com a confirmação da data da sua entrevista.

Caso queira um atendimento personalizado, entre em contato com nosso numero de telefone que está disponível neste site.